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Arquitetos: MDR Architectes
- Área: 2631 m²
- Ano: 2015
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Fotografias:Mathieu Ducros
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto incentiva uma bela localização de destaque: se estende ao sul com uma excepcional vista de toda a aglomeração de Beziersr logo abaixo e seu cenário de montanhas verdes ao norte no Oppidum Romano, fazendo de Nissan-lez-Enserune um dos mais renomados sítios arqueológicos da França.
Nossa prioridade era permitir que crianças e funcionários da escola desfrutassem desta bela vista. Enquanto isso, o objetivo era projetar edifícios que poderiam constituir uma barreira aos fortes ventos vindos do nordeste.
As restrições em criar uma passagem entre a escola elementar e o jardim de infância enquanto mantém porções de terreno à oeste para expansões futuras orientaram este desenho arquitetônico no sentido Leste-Oeste, resultando numa implantação otimizada do terreno.
O estacionamento público existente está localizado na porção central do projeto na lateral leste, onde a entrada principal à escola e seu átrio representam um grande equipamento público para a comunidade, localizada próxima a entrada principal para quem vem do centro do vilarejo.
Os espaços comuns consistem no centro de lazer, salas de atividades, sala de desenvolvimento motor, sala multiuso, biblioteca, lanchonete e áreas para dormir que estão localizados na camada central do projeto, uma vez que estas áreas comuns constituem uma conexão real entre ambas as escolas e são consideradas o coração do complexo escolar.
Simbolicamente, estas áreas estão protegidas como espaços de convívio e de encontro, e beneficiam de uma atenção específica: a cobertura é pontuada por uma abertura zenital circular, uma referência direta ao "Dolias", as aberturas zenitais características do Oppidum de Enserune.
O projeto traz um toque divertido através da iluminação colorida, apropriada para estes espaços. Além da fonte preciosa de luz natural que completam as generosas aberturas para o pátio, localizadas no teto jardim.
No térreo, as salas do jardim de infância se abrem diretamente ao playground, com cada sala recebendo um jardim educacional dedicada. No interior, o acesso às salas de aula é extremamente simples e visível através de uma circulação vertebral, na continuidade de um hall de entrada: cada ambiente recebe um código de cores facilmente identificável pelas crianças pequenas.
Esta "rua interna" é cortada por uma série de aberturas internas que permitem que os diferentes espaços se comuniquem entre si, das áreas comuns aos playgrounds. Um sistema de poços de iluminação trazem luz para o centro deste espaço, criando uma generosa atmosfera interativa, que se beneficia ao máximo da luz natural, evitando a noção de "corredor clássico".
O projeto proporciona um espaço realmente de convívio e acolhedor para abrigar trocas e experiências.